Pessoa usando central inteligente instalada na cozinha da smart home

Central inteligente: todas as funções da casa em um só lugar

Certamente, o que não falta é dispositivos smart no mercado. São diversas opções para diferentes necessidades. Para gerenciar tantas soluções com praticidade, ter uma central inteligente é indispensável.

De acordo com dados da consultoria IoT Analytics, haviam cerca de 14,4 bilhões de aparelhos conectados à Internet das Coisas no fim de 2022. Um número expressivo que comprova o tamanho gigantesco do mercado.

Mas não para por aí. A previsão é que, até 2025, 27 bilhões de dispositivos IoT estejam ativos nos quatro cantos do mundo. Isso significa que, o setor vai dobrar de tamanho.

Em casas inteligentes, está uma boa parte dos equipamentos. Vários moradores já tem 4, 5, 6 ou mais aparelhos smart no lar. Uma vez que, melhoram consideravelmente o conforto, praticidade e economia.

Mesmo em apps ou smart speakers, porém, gerenciar tantos dispositivos de automação não é tão simples quanto parece. É necessário ter uma central inteligente para usá-los sem complicações. Entenda o porquê!

Para que serve uma central inteligente?

Resumidamente, uma central inteligente é um painel em que o usuário gerencia todos os dispositivos conectados da residência. Ou seja, tudo pode ser acessado em um só lugar.

Quando o projeto de smart home ainda está no início, usar as soluções adquiridas é bem fácil. Em segundos, você aciona interruptores, tomadas ou cortinas inteligentes por meio de um aplicativo ou assistente virtual.

Isso porque, ainda são poucos aparelhos para ligar, desligar ou configurar. Só que, conforme você faz novas aquisições para deixar sua casa eficiente às necessidades da vida moderna, gerenciá-los pode ser trabalhoso.

Normalmente, cada dispositivo inteligente vem com um aplicativo diferente disponibilizado por seus respectivos fabricantes ― exceto aqueles que pertencem a mesma marca.

Com isso, controlar uma dezena de aparelhos pode não ser intuitivo o bastante, por exemplo. É preciso entrar e sair de diversos apps para ajustar as funções da smart home.

Do mesmo modo, dar diversos comandos de voz à assistente virtual costuma ser um processo demorado. Uma vez que, a smart speaker tem que compreender, realizar o que foi pedido e dar um feedback sobre cada ação.

Assim, o ideal é ter uma central inteligente em casa. O painel reúne todas as soluções tecnológicas do ambiente em um único sistema e dá um fim a qualquer complicação para usá-las.

Principais vantagens de ter uma central inteligente em casa

Mulher ajustando funcionamento de dispositivos smart em central inteligente

Agora que você já sabe para que serve a central inteligente, é hora de conhecer as vantagens de ter o painel de controle em sua casa. Entre as principais, destacamos as seguintes:

Centralização

A centralização das funções é a grande vantagem do hub de automação residencial. Em vez de diversos apps ou comandos de voz, você só precisa usar uma mesma interface para gerenciá-las no dia a dia.

Em segundos, você visualiza o panorama geral dos dispositivos inteligentes da casa. Interruptores, tomadas, sensores, fechaduras, cortinas, câmeras de segurança, entre outros. 

Então, você faz qualquer ajuste necessário rapidamente para manter a casa confortável, prática e econômica. Geralmente, é bastante intuitivo encontrar e mudar as configurações de cada aparelho.

Integração de dispositivos

As centrais inteligentes também facilitam a integração entre dispositivos eletrônicos de diferentes fabricantes. Ainda que usem padrões de comunicação diferentes, o painel é capaz de unificá-los.

Dessa forma, você cria rotinas personalizadas de automação avançadas. É possível combinar as funções harmoniosamente e aumentar significativamente a eficiência do lar.

Por exemplo, você pode desenvolver uma configuração em que o desligamento total das luzes ajusta o termostato. Assim, o ar-condicionado entra em modo de economia sozinho quando ninguém estiver em casa.

Instalação fixa

A instalação da central inteligente é feita em um ponto bem estratégico da smart home, isto é, por onde todos os moradores passam com certa frequência durante o dia.

Além disso, permanece em um lugar fixo. Na maioria das vezes, são embutidas na parede de determinado cômodo. Isso porque, o painel de controle precisa ser acessado facilmente.

Após 1 ou 2 semanas de uso, todos os moradores da residência já sabem exatamente onde o painel de controle está e interage com o sistema sem qualquer problema.

Fácil monitoramento

Entre as principais vantagens da central inteligente, ainda está o fácil monitoramento dos dispositivos. Em tempo real, você verifica o status de várias funções no hub de automação residencial simultaneamente.

Então, se houver algo errado, rapidamente você pode promover ajustes na operação dos aparelhos. O que é essencial à manutenção do conforto, segurança e eficiência energética do espaço.

A propósito, a central inteligente acompanha um aplicativo de gerenciamento para dispositivos móveis. Dessa maneira, você pode controlá-los com muito mais praticidade. Inclusive, à distância.

Como não errar na hora de escolher uma central inteligente?

Criança usando painel de controle para mudar o funcionamento de algum dispositivo

Mas então, como não errar na hora de escolher uma central inteligente para lar doce lar. O que considerar para encontrar o modelo ideal no momento da compra? Veja abaixo!

Compatibilidade

Antes de mais nada, analise a compatibilidade das melhores centrais inteligentes disponíveis. Ou seja, as redes de comunicação e dispositivos smart que cada opção suporta.

O modelo escolhido precisa funcionar junto às soluções já adquiridas para sua casa anteriormente. Caso contrário, as possibilidades de controle e integração podem ser limitadas.

Facilidade de uso

Além da compatibilidade, verifique a facilidade de uso das opções de hub de automação residencial. A interface tem que ser intuitiva para facilitar a configuração e operação diária do sistema.

Em outras palavras, o modelo deve ter uma curva de aprendizado curta. Sendo assim, todos os moradores da casa vão interagir com o painel de controle sem dificuldades.

Funcionalidades específicas

Antes de efetivamente comprar uma central inteligente, identifique quais são as funcionalidades específicas dos modelos que são essenciais para suas necessidades.

Segurança é uma prioridade? Garanta que o sistema selecionado seja compatível com câmeras e sensores. Assim como, envie notificações de alerta para os usuários, por exemplo. 

Agora, se a preocupação for o consumo de energia, escolha centrais que forneçam dados precisos sobre a eficiência energética de diferentes dispositivos inteligentes.

Avaliações dos consumidores

Na decisão de compra, não se esqueça também de considerar as avaliações dos consumidores. Quem já usou o produto, tem informações valiosas sobre a confiabilidade, desempenho e facilidade de uso da central.

Por isso, leia o máximo de feedbacks possível em sites de venda, portais de reclamação, fóruns de tecnologia, entre outras plataformas. Sem dúvidas, será fundamental para você escolher certo.

Conclusão

Mulher configurando câmeras de -segurança em hub de automação residencial

Enfim, a central inteligente é disparada a melhor maneira de controlar todos os dispositivos da sua smart home. Apps e assistentes virtuais são excelentes, mas só um hub de automação residencial possibilita usá-los sem complicações.

O sistema centraliza todos os aparelhos em um só lugar, integra funções harmoniosamente e oferece fácil monitoramento de cada uma das soluções, por exemplo.

Aliás, você só aumenta a eficiência de todas as opções de controle. Uma vez que, a central conta com aplicativo próprio e tem compatibilidade com diversos smart speakers.

Então, está esperando o quê? Compre a melhor central inteligente para sua casa o quanto antes e gerencie o conforto, praticidade e economia do ambiente com tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *