Pessoa segurando celular com aplicativos de controle de casa inteligente

Projeto de casa inteligente: objetivos, conceitos e etapas

Quer montar uma smart home, mas não sabe por onde começar? Se sim, compreender o funcionamento de um projeto de casa inteligente é a primeira coisa que você deve se preocupar.

Sem dúvidas, o conceito de moradia está em alta. Cada vez mais pessoas se interessam em investir em dispositivos inteligentes para melhorar o conforto, praticidade e economia da casa, isto é, deixá-la mais eficiente.

Consequentemente, o mercado de smart home não para de crescer. De acordo com dados da Aureside, o consumo de recursos tecnológicos domésticos deve crescer 20% até o fim de 2023.

Contudo, vários moradores não têm o direcionamento correto sobre como começar a montar sua smart home. Pensam que é caro, não conhecem as possibilidades e deixam o investimento na inovação para depois.

Logo abaixo, vamos te mostrar exatamente como funciona um projeto de casa inteligente. Com isso, acredite: você pode dar início a transformação do seu lar ainda hoje!

Tenha uma excelente leitura!

Como funciona um projeto de casa inteligente?

Certamente, as casas inteligentes deixaram de ser apenas uma tendência futura e distante. Elas já fazem parte da realidade de diversas famílias e estão cada vez mais acessíveis a toda população.

A propósito, o conceito de smart home já está bem amplo. Existem uma série de dispositivos capazes de otimizar ou até mesmo automatizar diferentes atividades domésticas disponíveis no mercado.

Apesar disso, há quem acredite que viver a experiência de ter uma residência tecnológica é algo inalcançável. Na verdade, porém, você pode deixar seu lar mais eficiente ainda hoje.

Isso porque, um projeto de casa inteligente não envolve necessariamente uma grande reforma. Ele pode ser gradual. Ou seja, pode ser desenvolvido com investimentos pontuais.

Por exemplo, se você precisa diminuir o tempo e esforço na limpeza do chão, a compra de um robô aspirador é o bastante para tornar seu dia a dia muito mais prático.

Da mesma forma, adquirir um assistente virtual possibilita o acesso rápido à informação, compromissos e serviços ao longo do dia. Você faz inúmeras ações apenas com comandos de voz.

Em outras palavras, o projeto casa inteligente é flexível. O conceito pode ser completamente adaptado para atender suas necessidades e preferências em específico.

Quais são os conceitos mais populares de projeto de casa inteligente?

Mulher testando funções de projeto de casa inteligente de sala de estar

Obviamente, um projeto de casa inteligente não se resume a investir em um ou outro dispositivo tecnológico. Até porque, a maioria dos aparelhos podem trabalhar em conjunto e multiplicar as vantagens da smart home.

Então, o ideal é você elaborar um plano que conste todos os itens necessários para seu objetivo. Mesmo que você não compre tudo de uma só vez, é bom que a estrutura do ambiente já esteja desenvolvida.

Desse modo, a otimização ou automação da sua casa tende a dar muito mais resultados. Inclusive, existem conceitos populares de projeto de casa inteligente que podem inspirá-lo durante o processo, a exemplo de:

Cômodo por cômodo

Várias pessoas interessadas no conceito de automação residencial decidem começar a transformação tecnológica da casa investindo em somente um cômodo por vez.

Elas escolhem apenas a cozinha, sala de estar, escritório ou quarto. Então, instalam e configuram dispositivos inteligentes só no espaço em questão antes de ir para o próximo.

No escritório, você pode adicionar luzes, cortinas e tomadas inteligentes, por exemplo. Assim como, um assistente virtual para auxiliá-lo entre atividades de trabalho e estudos.

Dessa maneira, você aumenta significativamente sua produtividade. Sobretudo, porque consegue ajustar todo o ambiente e acessar o que precisa com muito mais facilidade.

Função por função

Em vez de focar em cômodos específicos, as pessoas também costumam fundamentar o projeto de casa inteligente em funções que otimizam ou automatizam afazeres domésticos.

Ou seja, você pode selecionar uma determinada funcionalidade e colocar tecnologias inteligentes relacionadas em sua casa. Seja em cômodos específicos, seja em todos os espaços.

Falando novamente sobre a limpeza do chão, um robô aspirador pode ser configurado para fazê-la sozinho em todo o ambiente da residência. Então, mais da metade do tempo e esforço dedicado à tarefa será reduzido.

Por outro lado, ao investir em smart plugs ou comprar eletrodomésticos de cozinha avançados, você consegue preparar seus alimentos com mais rapidez e praticidade.

Vantagem por vantagem

Um sistema completo de smart home conta com três grandes vantagens em comparação às residências convencionais para os moradores: conforto, praticidade e economia.

Sendo assim, diversos moradores optam por embasar o projeto de casa inteligente em um dos principais benefícios do conceito. Isso significa que, você faz a aquisição de dispositivos tecnológicos a partir do que proporcionam.

Se a região onde você mora tem altos índices de criminalidade, talvez sua prioridade na automação residencial seja a segurança, por exemplo. Neste caso, você deve comprar equipamentos que aumentem a proteção do lar, incluindo:

  • câmeras de monitoramento;
  • sensores de presença;
  • fechaduras eletrônicas.

Posteriormente, você pode direcionar seus esforços à economia no consumo de energia da casa. É aí que entram o uso de equipamentos inteligentes, como termostato, lâmpadas, interruptores, tomadas, entre outros.

Principais etapas de um projeto de casa inteligente

Mulher preparando café em cozinha de casa inteligente

Por mais que tenha inúmeras variáveis, todo projeto de casa inteligente segue uma linha de raciocínio bem parecida. Assim, listamos abaixo as principais etapas que, provavelmente, serão necessárias na transformação do seu lar. Confira!

Definição de objetivos

Primeiramente, o projeto de casa inteligente se inicia na definição dos objetivos do morador. Antes de mais nada, é preciso considerar quais são suas necessidades, preferências e recursos disponíveis.

De acordo com o romancista Lewis Carroll, qualquer caminho serve àquele que não sabe para onde quer ir. Nesse sentido, ter clareza sobre a finalidade da transformação da sua residência é fundamental.

Você entende quais dispositivos devem ser priorizados na montagem da smart home para alcançar determinado resultado. Dessa forma, evita investir em tecnologias dispensáveis.

Seleção de dispositivos inteligentes

Após estabelecer os objetivos da automação residencial, a próxima etapa do projeto de casa inteligente é selecionar os dispositivos que vão ajudar a tornar seu lar mais eficiente.

Ou seja, você tem que determinar quais itens valem a pena adquirir. Assistente virtual, Smart TV, nobreak, fogão inteligente, não importa. Só invista naqueles que fazem sentido no planejamento desenvolvido anteriormente.

Vale reforçar que a compra dos equipamentos tecnológicos domésticos não é individual, mas sim complementar. Então, você ainda precisa levar em conta a integração entre os produtos.

Escolha de rede de comunicação

Cada um dos dispositivos selecionados no projeto de casa inteligente devem ser conectados a uma rede de comunicação. Especialmente, porque suas vantagens se multiplicam quando funcionam em conjunto.

A rede Wi-Fi é a opção mais popular entre os moradores. Só que, há outras tecnologias de conexão igualmente ou ainda mais eficientes à disposição, como, por exemplo:

  • Zigbee;
  • Z-Wave;
  • Bluetooth.

Seja como for, garanta que a cobertura da rede de comunicação escolhida seja adequada para sua casa. Assim, todos os dispositivos inteligentes conectados vão funcionar corretamente.

Instalação e configuração

Uma vez que você tenha os dispositivos e o tipo de rede de comunicação selecionados, é hora de finalmente instalar e configurar os recursos tecnológicos na sua casa.

É o momento em que você faz a montagem física dos equipamentos, a conexão a fontes de energia e a configuração de aplicativos ou assistentes de voz, por exemplo.

Para evitar qualquer problema, siga à risca o manual de instruções do fabricante ao longo do processo. Então, ajuste todos os aparelhos e funções as suas necessidades e preferências.

Importante: dependendo do projeto de casa inteligente, você deve contratar um profissional de arquitetura qualificado para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções possíveis.

Teste, manutenção e expansão

Por fim, teste todos os dispositivos do projeto de casa inteligente e observe se estão funcionando conforme o esperado. Se necessário, faça ajustes e avalie o desempenho dos recursos tecnológicos novamente.

Além disso, fique de olho em eventuais atualizações disponíveis de um ou mais equipamentos. Elas são essenciais para manter o sistema da smart home em perfeitas condições.

Do mesmo modo, análise periodicamente o estado de cada dispositivo inteligente. Em casos de defeitos de fabricação, desgaste de peças ou fim da vida útil da bateria, a manutenção é imprescindível.

Não se esqueça também de pensar na possibilidade de expansão da sua smart home. Mesmo se a transformação inicial for mais simples, já comece a planejar o próximo cômodo, função ou vantagem a ser remodelada pela tecnologia.

Projeto de casa inteligente: uma realidade mais próxima do que você imagina

Casal testando funções de smart home em tablet

Em resumo, o funcionamento do projeto de casa inteligente só evidencia o quanto ter um lar mais eficiente está cada vez mais próximo da realidade da pessoa comum.

Diferente do que muitos pensam, a smart home não é uma coisa de outro mundo. Não é exclusivo a quem tem ótimas condições financeiras ou conhecimentos avançados em tecnologia.

Acredite ou não, você pode começar a transformar o ambiente do seu lar ainda hoje. Basta montar um planejamento simples com os itens mais essenciais no momento, pedir os produtos em algum marketplace e aguardar sua chegada.

Talvez pareça um início pequeno demais. Só que, são apenas os primeiros passos para tornar sua mais eficiente frente à exaustiva rotina da vida moderna. Mais confortável, prática e econômica.

Futuramente, você pode expandir o projeto de automação residencial e remodelar todo o espaço de acordo com suas necessidades e preferências. Afinal, agora você já tem a visão correta para investir no conceito sem qualquer receio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *