É difícil dormir tranquilo quando se sabe que os números de roubos e furtos em residências estão cada vez mais altos, não é? Porém, uma única solução já pode amenizar sua preocupação, isto é, os sensores de presença.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2,9 milhões de domicílios foram invadidos no Brasil até 2021. Isso equivale a 4% das moradias do país.
Além de levarem bens de dentro da casa, vários criminosos se apropriam de carros, motos e bicicletas, por exemplo. Ou seja, concentram-se no patrimônio que fica nos arredores do lar.
Dessa forma, segurança é prioridade para manter você e sua família devidamente protegidos contra qualquer tentativa de invasão. Ainda mais se a região onde você mora tiver altos índices de criminalidade recentes.
Entre as melhores soluções, estão os sensores de presença. Eles usam recursos de automação para afastar mal-intencionados próximos da residência ou colocá-la em estado de emergência. Entenda como funciona!
O que são sensores de presença? Como funcionam?
Sensores de presença são dispositivos inteligentes capazes de identificar a proximidade de um indivíduo em determinado espaço físico e avisar outros equipamentos de segurança.
Eles funcionam por meio de uma série de tecnologias de detecção. Então, quando algum intruso surge nos arredores local, cumprem seu papel de diferentes formas.
Em residências, sensores de presença também são integrados a um projeto de smart home. Com isso, trabalham em conjunto com câmeras, fechaduras e cortinas inteligentes, por exemplo.
A solução ainda é controlada por aplicativos e assistentes de voz. Sendo assim, basta um simples toque na tela do celular ou comando de voz à smart speaker para manter sua casa livre de ameaças.
Principais tipos de sensores de presença
Existem diversos tipos de sensores de presença disponíveis no mercado. Contudo, três modelos em específico se destacam entre os demais: infravermelho, ultrassônico e micro-ondas.
Infravermelho
Sensores de presença infravermelhos usam a radiação térmica emitida por corpos para detectar movimentos em determinada área. A opção tem uma lente multifacetada que direciona o calor de seres vivos para o dispositivo.
Quando um corpo se move no campo de visão do sensor, feixes de luzes invisíveis são disparados para avaliar qual é o nível de temperatura do alvo. Se estiver entre 36,5°C e 40°C, o alarme da casa é disparado.
A média de temperatura condiz com o calor emitido por seres humanos e animais. Assim, o risco de alarmes falsos é praticamente zero no funcionamento de sensores infravermelhos.
Ultrassônico
Sensores de presença ultrassônicos, por sua vez, usam ondas sonoras de alta frequência para monitorar o que acontece em determinado ambiente da residência.
Quando se propagam, ondas imperceptíveis para seres humanos viajam até encontrar um objeto. Após o impacto, são refletidas de volta para o sensor com informações precisas sobre sua distância e velocidade.
Se acontecer qualquer alteração no padrão dos ecos captados, o sensor ultrassônico identifica que alguém está próximo a casa. Então, alerta todos por meio de outros equipamentos de segurança.
Micro-ondas
Por outro lado, sensores de presença de micro-ondas operam a partir de pequenas ondulações eletromagnéticas que se refletem em objetos de determinado lugar.
As ondulações se propagam e são refletidas por objetos no ambiente. Quando algo se move no raio de ação do sensor, o padrão é alterado. Dessa maneira, indica uma possível presença de movimento.
Se a mudança de frequência for significativa, o sensor de micro-ondas comunica para os demais dispositivos de segurança que alguém está perto do local. Ou seja, coloca sua casa em situação de emergência.
Qual a importância dos sensores de presença para sua casa?
Agora que você já sabe como sensores de presença funcionam, é hora de conhecer as vantagens de ter esses dispositivos inteligentes para manter sua casa segura. Acompanhe!
Tempo de resposta imediato
Certamente, um dos grandes benefícios de instalar sensores de movimento na sua casa é o tempo de resposta imediato. Assim que alguma presença é detectada, os dispositivos fazem o possível para defender seu lar.
Eles disparam um alto alarme de emergência para todos os moradores da rua ouvirem. Com isso, vizinhos próximos a casa podem entrar em contato com você ou ligar para a polícia.
Do mesmo modo, você recebe notificações diretamente em seu smartphone sobre a situação. Então, toma as medidas necessárias o quanto antes para deter os invasores.
Monitoramento à distância
Sensores de segurança inteligentes podem ser completamente integrados a aplicativos ou assistentes de voz. Ambos tornam o controle dos dispositivos mais simples e prático.
Mas não é só isso. A conexão entre as soluções possibilita o monitoramento à distância. Ou seja, você pode acompanhar o funcionamento dos sensores e outros equipamentos de segurança da casa remotamente.
É uma vantagem e tanto para quem passa longos períodos longe de casa durante a semana. Seja por trabalho, seja por estudos. Em poucos segundos, você fica por dentro das atividades na residência e vê qualquer notificação importante.
Economia
Além de conforto, sensores de presença trazem economia para o seu lar. Eles são capazes de reduzir consideravelmente o consumo de energia elétrica da casa no médio e longo prazo.
Sobretudo, porque podem ser programados para desligar automaticamente a iluminação da casa quando não detectarem nenhuma atividade em determinado período.
Em outras palavras, as luzes só funcionam quando é preciso. Assim, você evita o gasto desnecessário de energia e ainda contribui para um meio ambiente mais sustentável.
Onde vale a pena instalar sensores de presença?
Entretanto, onde realmente vale a pena instalar sensores de presença em sua residência? Quais são os melhores lugares para colocar os dispositivos inteligentes e garantir noites tranquilas de descanso? Descubra abaixo!
Iluminação
Primeiramente, uma boa opção de onde instalar sensores de presença é a iluminação externa da casa. Eles detectam movimento e ativam as luzes em diferentes áreas, desligando-as quando não há mais presença.
Em função disso, você sabe se há alguém nos arredores da residência durante à noite facilmente. Basta ver nos dados coletados por seus equipamentos de segurança se as luzes foram acionadas em algum momento.
Se você tiver smart lighting, você ainda pode simular a presença de pessoas quando está ausente. Então, aumentar ainda mais a proteção de todos seus familiares e pertences.
Portas e janelas
Também vale a pena instalar sensores de presença nas portas e janelas da residência. Afinal de contas, são os principais lugares pelos quais criminosos vão tentar invadi-la.
Em ambos os lugares, os dispositivos inteligentes defendem a casa eficientemente na menor suspeita de possíveis intrusos. Rapidamente, ativam alarmes de emergência e enviam notificações para você sobre o ocorrido.
Assim também, quando conectados a outras soluções de automação residencial, os sensores de presença reforçam a segurança das entradas ou desligam as luzes para dificultar a ação dos invasores.
Corredor ou escadaria
Se há um corredor ou escadaria que leva até a entrada da sua casa, é interessante instalar sensores de movimento no local a fim de antecipar a tentativa de invasão de mal-intencionados.
Desse modo, os dispositivos inteligentes ativam o alerta e enviam notificações para você antes mesmo de algum potencial intruso se aproximar totalmente da residência.
Em poucas palavras, você ganha um pouco mais de tempo para responder a ação de criminosos eficientemente. Uma vez que, põe uma camada adicional de proteção nos arredores do lar.
Garagem
Às vezes, o foco dos invasores não são os bens de dentro da casa, mas sim o patrimônio que fica em volta do espaço, a exemplo de automóveis, motos ou bicicletas.
Nesse sentido, vale a pena instalar sensores inteligentes na garagem da residência. Com isso, você fica ciente sobre qualquer atividade suspeita perto de seus veículos o mais rápido possível.
Além de aumentar a segurança do espaço, você ainda controla a iluminação da garagem com mais praticidade. As luzes acendem e apagam sozinhas, dispensando a necessidade de fazê-lo manualmente.
Sensores de presença: proteja seu lar com o dispositivo inteligente
Por fim, sensores de presença são uma das soluções inteligentes mais efetivas para proteger seu lar contra qualquer risco relacionado à crescente de invasões a domicílios no país.
Se alguém suspeito se aproxima do espaço, imediatamente o dispositivo aciona outros equipamentos de segurança da residência para colocá-la em situação de emergência.
Além disso, você recebe rapidamente notificações em seu smartphone sobre o que está acontecendo. Assim, toma as medidas necessárias para deter a ação dos invasores o quanto antes.
A inovação ainda tem diversos tipos e você pode instalá-la em diferentes lugares da residência. Sendo possível controlar seu funcionamento por aplicativos ou assistentes virtuais.
Então, não deixe para depois. Invista nos melhores sensores de presença disponíveis no mercado e não perca mais uma noite de sono preocupado com a proteção de seus familiares e bens.